segunda-feira, 30 de julho de 2012

Professor x Computador

Minha palavra chave é Mudanças
A internet trouxe grandes mudanças para o ser humano. Essa tecnologia que a cada dia se espalha mais por todo o mundo. Veio para ficar, pois no meio de tamanha mudança na educação trazendo inovações a cada dia, tendo novas maneiras de se trabalhar com o aluno. Não dá mesmo para competir com tantas informações.
O professor deve inserir essa tecnologia em suas aulas, diversificando-as para torna-las mais atrativas. Sabemos que muitos professores não possuem domínio em mídias mas cabe a cada um se interessar para aprender e buscar inovações em suas aulas. Pois a mudança chegou e temos que nos adaptar a ela.

Diário- Construção do conhecimento

Os conteúdos são de maneiras simples e claras que nos faz aprender e refletir sobre determinados assuntos : como desafios à  inclusão digital , navegação, pesquisa na internet e segurança na rede.                              
     São sites importantes  para nos ficarmos apar e não cairmos nas armadilhas da internet. As vezes fico em dúvida em relação á alguma atividade mas leio novamente ou pergunto aos colegas do curso então eu faço. sempre que  dá, procuro aprender mais pois só aprendemos quando nos interessamos e o meu objetivo ao entrar nesse curso foi adquirir conhecimento sobre essa tecnologia que esta ai e a cada dia com mais inovações.


            Ana Marcia Barroso Camêlo

quarta-feira, 25 de julho de 2012

                                                  Professor  e Computador
Maria Valdenia Barros Bezerra
Tutora. Ana Julia.

Minha palavra chave é TECNOLOGIA.
Na minha opinião, a tecnologia veio como apoio, uma ferramenta principal para o educador, veio para contribuir para a melhoria das nossas aulas, a tecnologia é um aliado, pra ajudar nas pesquisas, e um avanço, pois tudo é mas rápido e assim nos podemos promover melhores formas de ensino.
Veio para  desafiar  o educador, a buscar, pesquisar, é uma ferramenta que nos mostra inovação onde temos muito que buscar novos conhecimentos.
Com a chegada dessa tecnologia, pra nos foi um avanço, estamos de cara nova, cheios de ideias e novos  método de ensino. 
acho q essa maquina não veio com o proposito de substituir e sim de contribuir para uma educação de qualidade, agora cabe a nós saber aproveitar as inovações a nosso favor.
os estudiosos estudam e discutem que tecnologia sozinha não aprimora o aprendizado essa também é minha opinião  acho que é uma ótima ferramenta a nosso favor mas substituição não, cabe a nos se dedicar e poder fazer a diferença.

“Se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”. A resposta foi uma provocação do indiano Sugata Mitra, professor de Tecnologia Educacional 

terça-feira, 24 de julho de 2012


Proinfo Integrado
Rita Rodrigues


Refletir sobre leitura e escrita digital .
Considero que a escrita digital e cheia de novidade , ela é viva e cheia de inovações  que além do material didático convencional podendo o leitor avançar rapidamente com a facilidade de usar um computador .
O desinteresse pela escrita no papel esta cada dia sumindo e assim não iremos conhecer mais a letra de alguém se cursiva, palita ou outras .
Com relação a minimizar essas perdas e procurar mudanças necessárias para que chame o interesse das educando que as atividades pessoas ser registradas tanto no papel  como no computador . Pois percerbe-se quando um professor pede em trabalho por escrito algum aluno já chegam o professor por preguiça de copiado .
Estimular a reflexão e a criação , produções baseadas em suas pesquisas no computador  e fazendo registros dessas informações .

Proinfo Integrado
Rita Rodrigues


Refletir sobre leitura e escrita digital .

Considero que a escrita digital e cheia de novidade , ela é viva e cheia de inovações  que além do material didático convencional podendo o leitor avançar rapidamente com a facilidade de usar um computador .

O desinteresse pela escrita no papel esta cada dia sumindo e assim não iremos conhecer mais a letra de alguém se cursiva, palita ou outras .

Com relação a minimizar essas perdas e procurar mudanças necessárias para que chame o interesse das educando que as atividades pessoas ser registradas tanto no papel  como no computador . Pois percerbe-se quando um professor pede em trabalho por escrito algum aluno já chegam o professor por preguiça de copiado .

Estimular a reflexão e a criação , produções baseadas em suas pesquisas no computador  e fazendo registros dessas informações .

  
                                                            Professor e Computador
Rosa Helena Alves Souda
Tutora. Ana Julia.


Minha palavra geradora é INTERNET,
A comunidade internet brasileira é uma das maiores do mundo e contribui para melhorar as praticas voltadas para a educação e logo para a formação eficaz de professores.
Atualmente existe muitos cursos sendo ofertados a distancia uma modalidade que exige recursos tecnológicos e claro muita atenção para ter bom aproveitamento. Uma questão preoculpa professores no cenário da escola atual.Como ultilizar a internet a seu favor e não substituido por ela.
 Os professores devem se preoculpar para que tenham um computador como aliado e não como rival ou substituto.
A  qualificação pode ser a saída e não apenas garantir equipamentos. promover melhores formas de ensinar está na internet no portal  do professor, no portal domineo publico e em diversos programas de educação a distancia.
Por exemplo o programa salto para o futuro tem por objetivo contribuir para que os educadores possam incorporar tecnologias recriar suas praticas e seus espaços de atuação.
Para da boas aulas devemos selecionar os recursos , propor desafios orientar pesquisas fazer com que o conhecimento seja compartilhado.
Eu penso na parceria professor e computador não acredito que o computador estaja para substituir os professores, mas para acrecentar ja que a internet é o espaço onde se aprende de tudo.
A internet tem seu valor é inegavel continua a certeza de que ninguem consegue substituir o professor capaz de enteressado, aquele  que direpente aprende e gosta de repassar o que aprendeu.
 Cada vez mas professores estão se qualificando para o uso das novas midia para saber que ferramentas podem contribuir em cada uma das diciplinas.
A revista nova escola Julho 2012 a uma reportagem que descute que tecnologia sozinha não aprimora o aprendizado o que concodo plenamente é preciso recurso e  ação, ação depende de cada educador que pode fazer a diferença.



segunda-feira, 23 de julho de 2012


Proinfo Integrado
Eloneide Rodrigues
Turno -Noite


Palavra chave-Reinventar a profissao
Será que o computador irá substituir o professor?

    A internet esta presente em quase todos os lugares e na escola não poderia ser o contrario. Atualmente, qualquer trabalho é necessário o domínio do computador, e as escolas devem introduzir o uso da internet visando um melhor ensino para os alunos. Isso não quer dizer que a maquina irá substituir o professor e sim o professor será articulador desse processo de aprendizagem, retirando aquelas fichas, grandes quantidades de diários, e introduzir  aulas mais dinâmicas com novos recursos, criando estratégias de aprendizagem no ambiente do computador. Andreia Cecilia Ramal cita:

Fui professora de Português/Literatura e Redação e, durante muito tempo, reclamei dos alunos que não queriam fazer rascunho, pensando que era preguiça. Hoje percebo, estudando as práticas de leitura e escrita na cibercultura, que na verdade existe uma nova relação com o erro. Antes, errar significava refazer toda a página. Agora, o esboço é o monitor. O rascunho é o próprio texto. Escrevemos pelo ensaio-e-erro: não gostei deste parágrafo aqui, puxo para lá, excluo, reescrevo - tudo antes de imprimir. É uma espécie de aprendizagem por simulação. Como pretender que os jovens façam rascunho no papel? Isso corresponde ao paradigma da página, da linearidade. Acompanhar o processo de escrita pelos monitores em que os alunos trabalham, em vez de ficar apenas com o resultado final, pode ser uma estratégia para conhecer mais e melhor a dinâmica dos processos de escrita dos estudantes.

Agora um passo fundamental para essa invasão de tecnologia é aperfeiçoar quem já sabe e ensinar quem ainda não sabe, e melhorar nossas escolas com amplos laboratórios. Nós devemos mostrar que os alunos não são meros receptores de informação que eles  podem partilhar essas informações.



quinta-feira, 19 de julho de 2012



PROINFO INTEGRADO- APUIARÉS
FORMADORA- ANA JÚLIA S. DE SOUSA
CURSISTA- LUCILENE PEREIRA ALVES
UNIDADE   4 -   ATIVIDADE   3

       Em relação a todos os conteúdos já estudados, costumo sempre refletir sobre os mesmos, procurando compreender melhor e aprimorar na prática o pouco que venho aprendendo, mesmo não tendo tanta habilidade em manusear corretamente essas ferramentas, mas com pesquisas em sites dentre outras fontes demostradas no decorrer do curso, na tentativa de uma melhor compreensão e na resolução das atividades propostas. Buscando o aprofundamento teórico nas referências complementares, que nos incentiva na busca e pesquisas, com reforço e base de nossas reflexões, ajudando-nos a consolidar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas no decorrer das unidades, refletindo o quanto é importante para nós professores no processo de ensino aprendizagem, o potencial que essas ferramentas nos proporcionam para produzir novas situações de aprendizagem. Debatendo sempre essas questões em grupo com os colegas, ou nas leituras realizadas individualmente no intuito de ampliar os nossos conhecimentos e práticas.

PROINFO INTEGRADO – APUIARÉS
FORMADORA- ANA JÚLIA S. DE SOUSA
CURSISTA- LUCILENE PEREIRA ALVES
UNIDADE  5     ATIVIDADE   2
PALAVRA GERADORA- COMPREENSÃO
PROFESSOR X COMPUTADOR

Segundo a autora do texto, o professor tem que buscar ainda mais novos conhecimentos, interagir na busca da compreensão do novo papel do professor nesse momento em que vivemos, de tanto conhecimento e informações que a internet nos oferece, o que fazer e como fazer para que esses recursos desse novo mundo sejam utilizados na construção de uma aprendizagem mais agradável e significativa, no diálogo e com parcerias produtivas. A  internet traz consigo uma forma diferente de aprendizagem, de conecção com um novo mundo e que o professor não pode negar ou simplesmente ignorar sua existência, deixando pra traz sem se apropriar da mesma, ao invés do professor ficar se lamentando ou acomodado com esse novo desafio, é importante nos permitirmos a aprender e interagir com esses novos meios junto com os alunos, sem se sentir diminuído na construção do novo saber.
Que as escolas não continuem mais fechadas, desconectadas, nem limitadas na vida dos alunos, mas que seja um espaço de construção, onde todos participarão com entusiasmo, conversar sobre os sonhos, entender e compreender melhor a sociedade em que vivemos, aprendendo com prazer e satisfação. E que o computador poderá substituir o professor, de forma positiva naquilo que estava deixando a desejar, por falta de atenção ou do tempo insuficiente na preparação das aulas. Que a sala de aula não seja um lugar de angústia, que o aluno não seja apenas receptor, nem o professor apenas um transmissor de conteúdos, mais que seja um ambiente de partilha, diálogo, troca de experiências, vivência feliz, no reconhecimento dos valores, na prática da solidariedade humana, interagindo e aprendendo com esse novo jeito de caminhar com as novas tecnologias.
Video da turma da Mônica Reciclar,esse video tem como contexto a reciclagem e o uso do consumo da água.Indicamos para a equipe da Auricélia q tem como tema o meio ambiente(lixo).Espero que gostem.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Título do projeto-Água é vida

Tématia-Água

 

Contexo- Sensibilizar aos alunos da importancia da água para o meio em que vive.

Objetivos- Evitar o desperdício de água na escola de Ensino Fundamental Pedro Pereira Barbosa;
                  Reconhcer a importacia e utilidade da água na vida das pessoas;
                   Diminuir a quantidade de água gasta por dia nas atividades escolares.
                   Verificar a qualidade hgienico-sanitaria da água de consumo humana
                    na Escola de Ensino Fundamental Aecio de Borba.

Atividades de pesquisa-Internet, livros,revistas,jornais e documentarios.

Atividades descobertas-Os recursos hídricos não conseguem atender à demanda da população;

 Dificuldades-Sim.
 Como superaram?-Fizemos pesquisas na internet .