Planejamento.
Atividade 2.4
Acolhimento.
Tema: Semana do transito.
Objetivo: Que todos tenham educação e conheça os sinais do
transito, que todos tenham os direitos e deveres de pedestre, e assim todos se conscientizem
dos problemas no transito.
Desenvolvimento: comentar com as crianças sobre os problemas
no transito e depois um vídeo como prevenir desta violência, pedir que as
crianças pesquise sobre o tema abordado: placa e seus significados, depois
fazer exercício sobre o tema: sobre significados das placa , e perguntas e
respostas sobre trânsito.
Competência e conhecimento prévio.
Alunos com leitura
fluente, comportamento, e mas participativos.
Recursos: Professor, computador, data show, vídeo, maquinas
digitais.
Avaliação
Somos educadores da Escola Ensino Fundamental Aecio de Borba e fizemos um
trabalho educativo sobre a conscientização no transito com 16
(dessesseis) alunos do terceiro ano dívidas em duplas com 8 (oito) computadores
.Nosso trabalho tem o objetivo de proporcionar aos alunos o momento de aprendizagem envolvendo trabalho preventivo sobre o
trânsito compreendendo sua utilidade , funcionamento e iniciando a
conscientização no trânsito desde a infância.Começamos a aula conceituando o
que é transito a partir do conhecimento prévio dos alunos,explicamos a importância
de obedecer as regras de transito como:as placas de transito,o semáforo,as
faixa de pedestre,as ciclovias,orientar sobre o não uso do celular enquanto
dirige,sobre o risco de ultrapassar o limite de velocidade permitida,o uso do
cinto,do capacete e da cadeirinha para crianças até 7(sete)anos.Depois da
explicação da professora Regiane sobre transito,o professor Júlio Cezar
utilizou o data show para passar um vídeo do youtube chamado (semana do
transito) que teve a duração de 4(quatro)minutos,esse vídeo é uma animação que
enfatizava alguns itens de segurança em relação ao transito. Os alunos
assistiram atentamente ao vídeo e depois alguns fizeram questionamento sobre o
mesmo.
Em seguida os alunos foram orientados a utilizar o computador, inicialmente
eles acessaram o site de pesquisa (Google) e digitaram o site de atividades
educativas e acessaram o mesmo. Entrando no site eles procuraram as atividades
relacionadas a educação no transito,a primeira atividade foi a (dirija com
segurança) no qual eles tinham que ajudar o motorista Dino a acertar as placas
de transito,nessa atividade eles não tiveram dificuldade , sendo que as duplas
terminaram quase que ao mesmo tempo.
Já a segunda atividade que era um quiz sobre o transito no qual eles tinham
que responder várias questões sobre o transito, nessa atividade eles tiveram um
pouco de dificuldade, pois as questões eram mais difíceis, mas com o tempo
foram conseguindo concluir com êxito, inclusive uma tarefa que era uma
cruzadinha que eles acharam bem interessante e empolgante. Almejamos que no
futuro bem próximo possamos levar nossos alunos no mínimo uma vez por semana
para o tele centro, pois eles ficam bem mais empolgados quando a aula envolve
tecnologias. Todos nos sabemos que estamos na era digital nada mais empolgante
para o educando do que ter uma aula que envolva um ou vários tipos de
tecnologias. Hoje sem o uso das mídias é mais monótono repassar os conteúdos das aulas.inserindo as
tecnologias estamos incentivando a
participação dos nossos educando no cotidiano escolar.
Equipe: Julho, Valdenia, Elo, Rochele, Rosa, Márcia, Eudes,Regiane.