sábado, 20 de outubro de 2012

atividade 3.3 da unidade 3



Atividade 3.3
Título-Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.



Plano de Aula
Turma -3ano
Temática-Água
Rotina- acolhimento e oração.

Leitura- Sensibilizar aos alunos da importância da água para o meio em que vive.

Projeto-Água é Vida
Conteúdo-slide e vídeo sobre a água


Objetivos- 
Evitar o desperdício de água na escola de Ensino Fundamental Pedro Pereira Barbosa;
·         Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas;
·         Diminuir a quantidade de água gasta por dia nas atividades escolares.
·         Verificar a qualidade hgienico-sanitaria da água de consumo humana Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba.

Atividades de pesquisa-Internet, livros,revistas,jornais e documentários.

Atividades descobertas-Os recursos hídricos não conseguem atender à demanda da população;
Recursos-professor, aluno e computador.
Conclusão- os alunos irão finalizar com uma redação e discursão da temática oral.
Equipe-Eloneide,Regiane,Valdenia,Julio,Marcia,Eudes,Rosa.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

video da aula de transito


fotos da aula sobre o transito













atividade com alunos sobre transito


                                                 Planejamento.
Atividade 2.4
Acolhimento.
Tema: Semana do transito.

Objetivo: Que todos tenham educação e conheça os sinais do transito, que todos tenham os direitos e deveres de pedestre, e assim todos se conscientizem dos problemas no transito.
Desenvolvimento: comentar com as crianças sobre os problemas no transito e depois um vídeo como prevenir desta violência, pedir que as crianças pesquise sobre o tema abordado: placa e seus significados, depois fazer exercício sobre o tema: sobre significados das placa , e perguntas e respostas sobre trânsito.
Competência e conhecimento prévio.
Alunos  com leitura fluente, comportamento, e mas participativos.

Recursos: Professor, computador, data show, vídeo, maquinas digitais.

Avaliação
Somos educadores da Escola Ensino Fundamental Aecio de Borba  e fizemos um  trabalho educativo sobre a conscientização no transito com 16 (dessesseis) alunos do terceiro ano dívidas em duplas com 8 (oito) computadores .Nosso trabalho tem  o  objetivo de proporcionar aos alunos o  momento de aprendizagem  envolvendo trabalho preventivo sobre o trânsito compreendendo sua utilidade , funcionamento e iniciando a conscientização no trânsito desde a infância.Começamos a aula conceituando o que é transito a partir do conhecimento prévio dos alunos,explicamos a importância de obedecer as regras de transito como:as placas de transito,o semáforo,as faixa de pedestre,as ciclovias,orientar sobre o não uso do celular enquanto dirige,sobre o risco de ultrapassar o limite de velocidade permitida,o uso do cinto,do capacete e da cadeirinha para crianças até 7(sete)anos.Depois da explicação da professora Regiane sobre transito,o professor Júlio Cezar utilizou o data show para passar um vídeo do youtube chamado (semana do transito) que teve a duração de 4(quatro)minutos,esse vídeo é uma animação que enfatizava alguns itens de segurança em relação ao transito. Os alunos assistiram atentamente ao vídeo e depois alguns fizeram questionamento sobre o mesmo.
Em seguida os alunos foram orientados a utilizar o computador, inicialmente eles acessaram o site de pesquisa (Google) e digitaram o site de atividades educativas e acessaram o mesmo. Entrando no site eles procuraram as atividades relacionadas a educação no transito,a primeira atividade foi a (dirija com segurança) no qual eles tinham que ajudar o motorista Dino a acertar as placas de transito,nessa atividade eles não tiveram dificuldade , sendo que as duplas terminaram quase que ao mesmo tempo.
Já a segunda atividade que era um quiz sobre o transito no qual eles tinham que responder várias questões sobre o transito, nessa atividade eles tiveram um pouco de dificuldade, pois as questões eram mais difíceis, mas com o tempo foram conseguindo concluir com êxito, inclusive uma tarefa que era uma cruzadinha que eles acharam bem interessante e empolgante. Almejamos que no futuro bem próximo possamos levar nossos alunos no mínimo uma vez por semana para o tele centro, pois eles ficam bem mais empolgados quando a aula envolve tecnologias. Todos nos sabemos que estamos na era digital nada mais empolgante para o educando do que ter uma aula que envolva um ou vários tipos de tecnologias. Hoje sem o uso das mídias é mais monótono  repassar os conteúdos das aulas.inserindo as tecnologias estamos incentivando  a participação dos nossos educando no cotidiano escolar.
Equipe: Julho, Valdenia, Elo, Rochele, Rosa, Márcia, Eudes,Regiane.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012


                                          Elaboração do diário
Rosa Helena Alves Sousa
Tutora Ana Julia.
   Para mim foi muito bom aprender novas com as unidades 3 e 4 , sobre os blogs, que é uma ferramenta que permite publicar conteúdos na internet , aprendi que podemos ter nossa página na internet com mais facilidade.
Os blogs estão sendo mais utilizados pelos educadores com  recursos  pedagógicos.O uso do blog é um convite aberto à participação do leitor, onde podemos ler e discutir com outras pessoas ser autor de conteúdo web, e que possa ser lido por  todos .
Com a escrita manual e a digital devemos estar atento ao que escrevemos e o que falamos , escrever por exemplo na escola ou em outra prova de seleção as vezes as pessoas  não conseguem entender o que está escrito ou que esta falando. Quem tem mania de computador é copiar e colar, sabemos que o melhor é pesquisar, ler, interpretar, depois escrever seu próprio resumo.
Particularmente estou me sentindo mas leve sem medo, já consigo ligar um computador entrar no face book , no blog, digitar, postar  tenho dificuldade é claro, comecei a manusear a pouco tempo.
O importante é aprender e não desanimar diante de alguns obstáculos, e se eles sugerem eu vou  vence-los .

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Professor x Computador

Minha palavra chave é Mudanças
A internet trouxe grandes mudanças para o ser humano. Essa tecnologia que a cada dia se espalha mais por todo o mundo. Veio para ficar, pois no meio de tamanha mudança na educação trazendo inovações a cada dia, tendo novas maneiras de se trabalhar com o aluno. Não dá mesmo para competir com tantas informações.
O professor deve inserir essa tecnologia em suas aulas, diversificando-as para torna-las mais atrativas. Sabemos que muitos professores não possuem domínio em mídias mas cabe a cada um se interessar para aprender e buscar inovações em suas aulas. Pois a mudança chegou e temos que nos adaptar a ela.

Diário- Construção do conhecimento

Os conteúdos são de maneiras simples e claras que nos faz aprender e refletir sobre determinados assuntos : como desafios à  inclusão digital , navegação, pesquisa na internet e segurança na rede.                              
     São sites importantes  para nos ficarmos apar e não cairmos nas armadilhas da internet. As vezes fico em dúvida em relação á alguma atividade mas leio novamente ou pergunto aos colegas do curso então eu faço. sempre que  dá, procuro aprender mais pois só aprendemos quando nos interessamos e o meu objetivo ao entrar nesse curso foi adquirir conhecimento sobre essa tecnologia que esta ai e a cada dia com mais inovações.


            Ana Marcia Barroso Camêlo