sexta-feira, 19 de outubro de 2012

atividade com alunos sobre transito


                                                 Planejamento.
Atividade 2.4
Acolhimento.
Tema: Semana do transito.

Objetivo: Que todos tenham educação e conheça os sinais do transito, que todos tenham os direitos e deveres de pedestre, e assim todos se conscientizem dos problemas no transito.
Desenvolvimento: comentar com as crianças sobre os problemas no transito e depois um vídeo como prevenir desta violência, pedir que as crianças pesquise sobre o tema abordado: placa e seus significados, depois fazer exercício sobre o tema: sobre significados das placa , e perguntas e respostas sobre trânsito.
Competência e conhecimento prévio.
Alunos  com leitura fluente, comportamento, e mas participativos.

Recursos: Professor, computador, data show, vídeo, maquinas digitais.

Avaliação
Somos educadores da Escola Ensino Fundamental Aecio de Borba  e fizemos um  trabalho educativo sobre a conscientização no transito com 16 (dessesseis) alunos do terceiro ano dívidas em duplas com 8 (oito) computadores .Nosso trabalho tem  o  objetivo de proporcionar aos alunos o  momento de aprendizagem  envolvendo trabalho preventivo sobre o trânsito compreendendo sua utilidade , funcionamento e iniciando a conscientização no trânsito desde a infância.Começamos a aula conceituando o que é transito a partir do conhecimento prévio dos alunos,explicamos a importância de obedecer as regras de transito como:as placas de transito,o semáforo,as faixa de pedestre,as ciclovias,orientar sobre o não uso do celular enquanto dirige,sobre o risco de ultrapassar o limite de velocidade permitida,o uso do cinto,do capacete e da cadeirinha para crianças até 7(sete)anos.Depois da explicação da professora Regiane sobre transito,o professor Júlio Cezar utilizou o data show para passar um vídeo do youtube chamado (semana do transito) que teve a duração de 4(quatro)minutos,esse vídeo é uma animação que enfatizava alguns itens de segurança em relação ao transito. Os alunos assistiram atentamente ao vídeo e depois alguns fizeram questionamento sobre o mesmo.
Em seguida os alunos foram orientados a utilizar o computador, inicialmente eles acessaram o site de pesquisa (Google) e digitaram o site de atividades educativas e acessaram o mesmo. Entrando no site eles procuraram as atividades relacionadas a educação no transito,a primeira atividade foi a (dirija com segurança) no qual eles tinham que ajudar o motorista Dino a acertar as placas de transito,nessa atividade eles não tiveram dificuldade , sendo que as duplas terminaram quase que ao mesmo tempo.
Já a segunda atividade que era um quiz sobre o transito no qual eles tinham que responder várias questões sobre o transito, nessa atividade eles tiveram um pouco de dificuldade, pois as questões eram mais difíceis, mas com o tempo foram conseguindo concluir com êxito, inclusive uma tarefa que era uma cruzadinha que eles acharam bem interessante e empolgante. Almejamos que no futuro bem próximo possamos levar nossos alunos no mínimo uma vez por semana para o tele centro, pois eles ficam bem mais empolgados quando a aula envolve tecnologias. Todos nos sabemos que estamos na era digital nada mais empolgante para o educando do que ter uma aula que envolva um ou vários tipos de tecnologias. Hoje sem o uso das mídias é mais monótono  repassar os conteúdos das aulas.inserindo as tecnologias estamos incentivando  a participação dos nossos educando no cotidiano escolar.
Equipe: Julho, Valdenia, Elo, Rochele, Rosa, Márcia, Eudes,Regiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário