Proinfo Integrado
Eloneide Rodrigues
Turno -Noite
Palavra chave-Reinventar a profissao
Será que o computador irá substituir o professor?
A internet esta presente em quase todos os
lugares e na escola não poderia ser o contrario. Atualmente, qualquer trabalho
é necessário o domínio do computador, e as escolas devem introduzir o uso da
internet visando um melhor ensino para os alunos. Isso não quer dizer que a
maquina irá substituir o professor e sim o professor será articulador desse
processo de aprendizagem, retirando aquelas fichas, grandes quantidades de
diários, e introduzir aulas mais dinâmicas
com novos recursos, criando estratégias de aprendizagem no ambiente do
computador. Andreia Cecilia Ramal cita:
Fui professora de Português/Literatura e
Redação e, durante muito tempo, reclamei dos alunos que não queriam fazer
rascunho, pensando que era preguiça. Hoje percebo, estudando as práticas de
leitura e escrita na cibercultura, que na verdade existe uma nova relação com o
erro. Antes, errar significava refazer toda a página. Agora, o esboço é o
monitor. O rascunho é o próprio texto. Escrevemos pelo ensaio-e-erro: não
gostei deste parágrafo aqui, puxo para lá, excluo, reescrevo - tudo antes de
imprimir. É uma espécie de aprendizagem por simulação. Como pretender que os jovens
façam rascunho no papel? Isso corresponde ao paradigma da página, da
linearidade. Acompanhar o processo de escrita pelos monitores em que os alunos
trabalham, em vez de ficar apenas com o resultado final, pode ser uma
estratégia para conhecer mais e melhor a dinâmica dos processos de escrita dos
estudantes.
Agora um passo fundamental para essa invasão de
tecnologia é aperfeiçoar quem já sabe e ensinar quem ainda não sabe, e melhorar
nossas escolas com amplos laboratórios. Nós devemos mostrar que os alunos não são
meros receptores de informação que eles podem partilhar essas informações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário