segunda-feira, 23 de julho de 2012


Proinfo Integrado
Eloneide Rodrigues
Turno -Noite


Palavra chave-Reinventar a profissao
Será que o computador irá substituir o professor?

    A internet esta presente em quase todos os lugares e na escola não poderia ser o contrario. Atualmente, qualquer trabalho é necessário o domínio do computador, e as escolas devem introduzir o uso da internet visando um melhor ensino para os alunos. Isso não quer dizer que a maquina irá substituir o professor e sim o professor será articulador desse processo de aprendizagem, retirando aquelas fichas, grandes quantidades de diários, e introduzir  aulas mais dinâmicas com novos recursos, criando estratégias de aprendizagem no ambiente do computador. Andreia Cecilia Ramal cita:

Fui professora de Português/Literatura e Redação e, durante muito tempo, reclamei dos alunos que não queriam fazer rascunho, pensando que era preguiça. Hoje percebo, estudando as práticas de leitura e escrita na cibercultura, que na verdade existe uma nova relação com o erro. Antes, errar significava refazer toda a página. Agora, o esboço é o monitor. O rascunho é o próprio texto. Escrevemos pelo ensaio-e-erro: não gostei deste parágrafo aqui, puxo para lá, excluo, reescrevo - tudo antes de imprimir. É uma espécie de aprendizagem por simulação. Como pretender que os jovens façam rascunho no papel? Isso corresponde ao paradigma da página, da linearidade. Acompanhar o processo de escrita pelos monitores em que os alunos trabalham, em vez de ficar apenas com o resultado final, pode ser uma estratégia para conhecer mais e melhor a dinâmica dos processos de escrita dos estudantes.

Agora um passo fundamental para essa invasão de tecnologia é aperfeiçoar quem já sabe e ensinar quem ainda não sabe, e melhorar nossas escolas com amplos laboratórios. Nós devemos mostrar que os alunos não são meros receptores de informação que eles  podem partilhar essas informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário